Idiomas

Drupal em Português do Brasil - parte 2

Se você ainda não viu, veja a primeira parte do Guia Definitivo da Última Semana para Drupal em Português do Brasil.

Neste artigo, ensinarei como traduzir um site em Drupal já instalado: Adicionando um novo idioma diferente do inglês e importando os arquivos de tradução.

Índice

Adicionando um novo idioma ao Drupal

Ao menos que você já tenha instalado o Drupal em português, como sugerido no primeiro artigo, é provável que seu site em Drupal esteja usando o idioma inglês por padrão.

O Drupal não é apenas um sistema localizável, mas também é multi-idiomas, o que significa que o mesmo site pode ter mais de uma linguagem sendo usada. Com isso é possível, por exemplo, ter num mesmo site as versões em inglês e português, que compartilham as mesmas configurações, arquivos, banco de dados, etc.

O módulo Locale é o responsável pela instalação de traduções e gerenciamento de idiomas, portanto é preciso primeiramente habilitá-lo caso ele esteja desativado.

Em seguida, acesse a página de administração de idiomas no endereço http://www.seusite.com.br/admin/config/regional/language, se estiver no Drupal 7, ou em http://www.seusite.com.br/admin/settings/language no caso do Drupal 6. Clique no link Add language para ir a página de adição de idioma.

Nesta página, é possível que o idioma que você esteja querendo adicionar já esteja listado no drop-down na seção Predefined language. O português brasileiro, por exemplo, está lá com o nome Portuguese, Brazil. Selecione o idioma que você quer adicionar e clique em Add language.

Ao voltar à página de administração de idiomas, opcionalmente, é possível que você queira desativar o inglês do seu site e usar apenas o idioma que você acabou de adicionar. Para isso, primeiramente marque a opção default para o novo idioma e salve as configurações. Em seguida, desmarque o checkbox Enabled para o inglês e salve novamente. Com isso, o site passará a usar por padrão o idioma selecionado.

Traduzindo um Drupal já instalado e módulos adicionais

Um idioma, no Drupal, é apenas uma série de configurações do sistema e não contém em si nenhuma tradução. Após adicionado um novo idioma, é preciso traduzir cada texto do site para o idioma desejado.

Felizmente, a comunidade Drupal já disponibiliza gratuitamente traduções prontas que são distribuídas em arquivos chamados pacotes de tradução. No primeiro artigo eu explico como encontrar e baixar pacotes de tradução da comunidade Drupal. Aqui, usaremos esses arquivos para traduzir um site já instalado.

Baixe o pacote de tradução correspondente à versão do Drupal ou módulo que você deseja traduzir.

Em seguida, acesse a página de importação de traduções do Drupal em seu site. Essa página estará no endereço http://www.seusite.com.br/admin/config/regional/translate/import, caso esteja usando o Drupal 7, e http://www.seusite.com.br/admin/build/translate/import, caso esteja no Drupal 6.

Selecione o arquivo de tradução baixado anteriormente e o idioma para o qual você deseja importar a tradução - caso o idioma que você queira não esteja nessa lista, verifique a seção Adicionando um novo idioma ao Drupal acima. Não é preciso se preocupar com as outras opções por enquanto, apenas deixe-as como estão e clique em Importar. A importação pode demorar um pouco dependendo do tamanho do arquivo.

Após isso, seu site já estará usando as traduções do pacote importado para o idioma selecionado.

Caso você esteja usando módulos contribuídos do Drupal, é possível que também haja traduções disponíveis para eles. Repita esse processo para cada módulo usado.

Categoria: 

Comentários

Enviado por Davi em

Olá
Gostei das tuas postagens sobre DRUPAL, tenho duas perguntas, se puderes responder:
Como tirar o "leia mais" que aparece SEMPRE que aparece o resumo de um artigo.
Qual módulo usar pra ter um mural de recados que exija do visitante um email válido para postar.
DRUPAL7

Enviado por Danillo Nunes em

Olá Davi,

Para remover o "leia mais" será preciso editar o tema, mas eu não sei dizer exatamente como sem ver o tema em questão.

Quanto ao mural de recados, eu não conheço nenhum módulo que faça isso, mas acho que dá para fazer algo parecido criando uma página comum com comentários.

Se tiver mais dúvidas, sugiro que você procure um fórum especializado, como a lista drupal-br, assim outras pessoas além de mim também podem te ajudar.

Um abraço.

Comentar